Home
25 anos de Multimédia
Agenda
Espetáculos
Eventos/ Atividades
Fale Conosco

 
AGENDA
FICHA TÉCNICA
 FOTOS

 RELEASE / SINOPSE

* PDF


ClIPPING



 TEATRO, ARTE POLIFÔNICA POR NATUREZA

TRINTA ANOS DE CARREIRA     

APOIADORES  
TRECHOS DO ESPETÁCULO EM VÍDEO

 



Voltar
___________________________________________________________________________________________________________

Bê-a-bá Brasil homenageia 30 anos do grupo e traz materiais cênicos e recortes coreográficos de espetáculos anteriores


Apostando em um cenário móvel que mostra uma paisagem brasileira repleta de sons, imagens e movimentos, o Grupo Oficcina Multimédia estréia, dia 5 de julho, quinta-feira, às 20h, no teatro Francisco Nunes, seu novo espetáculo, Bê-a-Bá Brasil – Memória, Sonho e Fantasia.

A peça, dirigida por Ione de Medeiros, faz também uma homenagem aos 30 anos de atividades do GOM, com o uso de elementos cênicos de outras montagens do grupo para reforçar a própria pesquisa de linguagem multimeios e sua identidade cultural. A peça fica no Teatro Francisco Nunes até o dia 8, domingo, e do dia 12 ao dia 15 de julho, no Odeon Espaço Cultural. As apresentações acontecem às 20h, de quinta-feira a domingo, com uma apresentação extra dia 7 (sábado), às 16h. Os ingressos custam R$14 (inteira), e R$7 (meia).

O mote do espetáculo é o quadro Abaporu (1928) Homem que come, de Tarsila do Amaral, marco do Modernismo brasileiro, como uma pintura híbrida justapondo a arte modernista européia do início do século XX e o imaginário folclórico do Brasil. Ione de Medeiros explica que cenicamente é abordado o sagrado e o profano, a partir de uma topografia antropofágica com personagens iconográficos e símbolos intercambiáveis.

“Nunca fomos catequizados (...) Vivemos através de um direito sonâmbulo.
Fizemos Cristo nascer na Bahia ou em Belém do Pará.”
(Oswald de Andrade)

Bê-a-bá Brasil discorre livremente sobre o tempo, deslizando do século XVI ao XXI com a seguinte questão: existe um “Brasil brasileiro”? No palco, Bruno Peixoto, Escandar Alcici Curi, Fábbio Guimarães, Henrique Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Leandro Silva e Lúcio Honorato esboçam o Brasil de hoje por meio de metáforas e associações de idéias e pensamentos. Imagens projetadas em vídeo compõem a peça.

“A montagem pretende extrair um painel fotográfico e particular do imaginário brasileiro, partindo de uma visão otimista que aposta no nosso próprio potencial criativo como fonte inesgotável de renovação sem medo de esbarrar em excessos de fantasia.” conta a diretora.


Voltar
___________________________________________________________________________________________________________

Trinta anos de carreira

O espetáculo Bê-a-bá Brasil se propõe também a rever o percurso criativo do Grupo Oficcina Multimédia, com a perspectiva de um delineamento de sua linguagem própria e peculiar que vem sendo construída nestes 30 anos de atividades culturais. Criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera e, desde então, vinculado à Fundação de Educação Artística, desenvolve um projeto de encenação que prioriza a pesquisa interdisciplinar e o aprimoramento da construção de uma encenação multimeios.

Bê-a-bá Brasil traz para a cena materiais cênicos e recortes coreográficos recolhidos de espetáculos anteriores, passando por “Biografia” (1983), ”K” (1984), “Domingo de Sol” (1985), “Decifra-me que eu te devoro” (1986), “Quantum” (1987), Sétima Lua (1988), “Navio-noiva e Gaivotas” (1989), “Epifanias” (1990), “Alicinações” (1991), “Bom dia, Missislifi” (1993), “Happy Birthday to you” (1994) “BaBACHdalghara”(1995), “Zaac & Zenoel” (1988), “In-Digestão (2000), “A casa de Bernarda Alba” (2001), “A Acusação” (2005). Além do repertório do grupo, utiliza elementos cênicos da “ Expedição Zum Zum Zum, lá no meio do mar” realizada com o Movimento de Teatro de Grupo (MTG) - FIT, 1997.


Voltar
___________________________________________________________________________________________________________

Teatro, arte polifônica por natureza - (Ernani Maletta)
“Qualquer processo criativo relacionado ao Teatro – arte polifônica por natureza –, deve contar, desde o início, com a presença de todos os discursos provenientes das múltiplas dimensões artísticas que o fenômeno teatral compreende e que se referem à música, às artes plásticas, às artes corporais e à literatura. Desse modo, cada um dos criadores do espetáculo teatral, mais que contribuir com o seu discurso criativo particular, pode experimentar a incorporação dos conceitos e dos métodos próprios dos diversos outros discursos que, igualmente, participam do processo. Em especial, o ator vai, assim, poder se apropriar, plenamente, dessas múltiplas vozes na composição de sua atuação, que será, portanto, polifônica. Nesse sentido, o Grupo Officina Multimédia, em toda a sua trajetória, é um dos exemplos mais evidentes de formação e criação artística fundamentada no conceito de atuação polifônica.


Voltar
___________________________________________________________________________________________________________

Ficha Técnica de Bê-a-Bá Brasil

Direção
Ione de Medeiros

Elenco
Bruno Peixoto
Escandar Alcici Curi
Fábbio Guimarães
Henrique Mourão
Jonnatha Horta Fortes
Leandro Silva
Lúcio Honorato
Assistência de Direção
Jonnatha Horta Fortes

Assessoria de Movimentação Cênica e Coordenação de Pesquisa de Preparação Corporal para a cena
Mônica Ribeiro


Preparação Corporal e Vocal
Jonnatha Horta Fortes e Leandro Silva

Roteiro, Concepção Cenográfica e Figurino
Ione de Medeiros

Assistência de Figurino
Jonnatha Horta Fortes

Trilha Sonora
Paulo Beto – Anvil FX

Iluminação
Davi de Brito Alves

Assistência de Iluminação
Richard Zaira
Joana D’Arc

Vídeo
Escandar Alcici Curi, Henrique Mourão e Ione de Medeiros

Concepção e Execução do Balão Planeta Terra
Carlos Magno de Lima e Silva

Produção
Grupo Oficcina Multimédia

Assessoria de Imprensa
Paula Senna

Desenhos
Ione de Medeiros

Fotos do Espetáculo
Guto Muniz

Projeto Gráfico
Adriana Peliano


Voltar
___________________________________________________________________________________________________________


 

 





Saiba mais sobre a Dora Cabelereiros





Voltar

Para acessar o arquivo PDF é preciso ter instalado o Adobe Reader.
Clique no ícone e faça o download gratuitamente.