O Grupo Oficcina Multimédia pertence à Fundação de Educação Artística desde 1977 quando foi criado pelo compositor Rufo Herrera no Curso de Arte Integrada do XI Festival de Inverno da UFMG. O espetáculo “Sinfonia em Ré-fazer” (1978) inaugurou a linguagem multimeios e, pela primeira vez, levou para o palco os instrumentos de Marco Antônio Guimarães (UAKTI) integrados ao texto, movimento e material cênico.
Desde 1983, sob a direção de Ione de Medeiros, o Grupo mantém um permanente trabalho de corpo, voz, rítmica corporal e pesquisa de material cênico, no processo de elaboração de seus espetáculos.
Os diversos espetáculos montados desde então, gradualmente foram configurando o atual perfil do Grupo Oficcina Multimédia, que hoje se define pela consolidação da multiplicidade da informação; pela elaboração não-hierárquica entre os diversos elementos da linguagem multimeios; pela flexibilidade na busca de fontes referenciais para as montagens; pela liberdade de expressão criativa sempre fiel à experimentação e ao compromisso com o risco; e por uma concepção de grupo onde o repertório de cada montagem é o resultado da participação criativa de todos integrantes do elenco.Como resultado, o Grupo conquistou o respeito do público e vários espetáculos montados, estiveram presentes em eventos culturais diversificados, além de representar o país em festivais nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Paralelamente, o Grupo idealiza, promove e participa de vários eventos culturais referentes a diferentes áreas da criação artística como o Verão Arte Contemporânea, (desde 2007) o Bloomsday, (desde 1990) , a Bienal dos Piores Poemas (Literatura- desde de 1998) o Kafé k Cultural (Artes Plásticas: instalações, vídeo, cinema e palestras- em 2006 ) e o MARP (Movimento de Arte e Reflexão Política -4 edições no ano de 2006).Em 2017 , o GOM comemora 40 anos ininterruptos de atuação cultural na cidade.
O G.O.M. e a Fundação de Educação Artística
O Grupo Oficcina Multimédia, desde sua criação pertence à Fundação de Educação Artística, compartilhando com ela o mesmo espírito de criação e divulgação de artistas verdadeiramente comprometidos com a arte.
‘’Encontrei na Fundação o respaldo para nossa pesquisa cênica abrangente e o suporte para a continuidade de nossas atividades, priorizando na música a fonte geradora de tudo que resultaria na atual linguagem multimeios’’, ressalta Ione de Medeiros.
Currículo
2017
2017
Apresentação do espetáculo “Macquinária 21” em comemoração aos 40 anos do Grupo Oficcina Multimédia no projeto OFF Cena do Sesc Palladium – BH (MG)
XI Verão Arte Contemporânea – BH (MG)
2016
2016
10ª Verão Arte Contemporânea – BH (MG) Coordenação, realização e produção do evento
Estreia do espetáculo “Macquinaria 21″(inspirado em Macbeht de Shakespeare) no 48ª festival de inverno da UFMG
Realização do Bloomsday BH (evento comemorativo ao escritor James Joyce), no Centro Cultural Banco do Brasil
Residência “Rítmica no espaço cênico”, realizada pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) na cidade de Ouro Preto
2015
2015
IX Verão Arte Contemporânea – BH (MG) Coordenação, realização e produção do evento
Participação no concerto “O Bandoneón na música contemporânea”, no IX Verão Arte Contemporânea
10º Festival Le Manifeste, em Grande-Synthe, França, com o espetáculo “Aldebaran”.
2014
2014
Participação no evento Diálogos Cênicos com o projeto quem conta um conto aumenta um ponto com textos de Anton Tchekhov e James Joyce.
Apresentação do espetáculo “Aldebaran” 6° FIT Dourados (MS), no 6° Festival Nacional de teatro de Itaúna (MG), 12° FIT-BH (MG) e no VIII Verão Arte Contemporânea – BH, (MG).
12° FIT-BH (MG) com o espetáculo “Aldebaran”.
Participação no projeto “Leituras Raras” – Memorial Minas Gerais Vale – Monólogos “Os Males do Tabaco” de Anton Tchekhov
VIII Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) – Coordenação, realização e produção do evento
2013
2013
VI Encontro de grupos de São João Del Rei
Estreia nacional do espetáculo “Aldebaran” em Belo Horizonte e turnê pelo sul (Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis), realizada com recursos do Projeto Aldebaran, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural.
VII Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) – Coordenação, realização e produção do evento
Apresentação do espetáculo “Play it again” no evento Multifonias, na Fundação de Educação Artística – BH/MG.
Conexão Alemanha Bahia, (BA) – Realização em Salvador do curso de Rítmica Corporal.
2012
2012
VI Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) – Coordenação, realização e produção do event
Apresentação do espetáculo ‘’Play it again’’ no VI Verão Arte Contemporânea – BH, (MG), e no 11º Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FITBH), (MG) .
Turnê pelo sudeste (RJ, SP e BH) com o espetáculo ‘’As últimas flores do jardim das cerejeiras ,” realizada com recursos do Projeto Aldebaran, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural.
2011
2011
17º Festival de Inverno de Itapcerica, (MG) – Realização do curso de Rítmica Corporal, ministrado pela diretora Ione de Medeiros do GOM, e do seu assistente de direção Jonnatha Horta Fortes.
V Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) – Coordenação, realização e produção do evento, e apresentação do espetáculo ‘’As últimas flores do jardim das cerejeiras “ na Galeria Mari`Stella Tristão da Fundação Clóvis Salgado.
2010
2010
Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte ( FITBH) – Belo Horizonte, (MG), apresentação do espetáculo ‘’As últimas flores do jardim das cerejeiras”.
IV Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) abertura do evento com instalação homenageando Piet Mondrian, com participação dos atores do Gom e Grupo de Percussão da UFMG.
9ª Edição do GOIÂNIA EM CENA – Festival Internacional de Artes Cênicas de Goiânia (GO)- apresentação do espetáculo : Bê-á –BA Brasil.
23º Inverno Cultural São João del Rei (MG) – apresentação do espetáculo : Bê-á –BA Brasil.
2009
2009
III Verão Arte Contemporânea – BH, (MG)- idealização, e realização do evento e coordenação da abertura com desfile de moda temático realizado na galeria do Teatro Klauss Vianna- Oi Futuro e apresentação da performance Um dia com Teseu e outro com Ariadne- que deu origem ao espetáculo As últimas flores do Jardim das Cerejeiras.
Turnê pelas cidade de Minas – Patos de Minas, Ouro Preto, Ipatinga, Belo Horizonte com o espetáculo Bê-á b´å Brasil- dentro do projeto- Intercâmbio artístico com patrocínio da USIMINAS, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura.
2008
2008
Temporada de “A Acusação” e “Bê-a-bá BRASIL” em Salvador (BA)
Cena Contemporânea de Minas – TUSP – São Paulo (SP)-apresentando A Acusação
II Verão Arte Contemporânea – BH, (MG) apresentando o espetáculo – Bê-a-bá Brasil- no Grande teatro do Palácio das Artes- BH
Realização de oficina- no 40º Festival de Inverno da UFMG- em Diamantina- por Ione de Medeiros e seus assistente Jonnatha Horta Fortes
2007
2007
Circuito de Festivais Internacionais da Argentina coordenado pelo Instituto INTPRESENTA.
Verão Arte Contemporânea- BH/MG
2006
2006
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP)
2005
2005
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP)
2004
2004
IV Mostra Internacional de Teatro de Grupo (Itajaí,SC)
2003
2003
Festival Internacional de Londrina (PR)
2002
2002
IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino Americano (Fundação de Educação Artística- BH, MG)
Festival Internacional de São José do Rio Preto (SP)
2000
2000
Festival Balaio Brasil (SESC Anchieta / São Paulo, SP)
Festival Internacional de Teatro/FIT- Caracas (Caracas-Venezuela e interior)
Festival Internacional de Teatro/FIT (BH, MG)
1998
1998
Festival Internacional de Teatro/FIT (BH, MG)
1997
1997
XXIX Festival de Inverno da UFMG (Ouro Preto, MG)
1996
1996
VI Festival Internacional de Artes Cênicas/FIAC (São Paulo, SP)