Play it again + Dressur

Sinopse

O Grupo Oficcina Multimédia e o Grupo de Percussão da UFMG se juntaram para uma experiência musical na qual elementos rítmicos e cênicos, se aliassem aos parâmetros estritamente sonoros particulares à musica, deixando espaço para uma integração desta área com o teatro. Dentro desta perspectiva, o espetáculo foi dividido em duas partes, com um pequeno intervalo para a mudança de cenário e instalação dos instrumentos musicais.Na primeira parte o Grupo de Percussão da UFMG executou Dressur, com 3 percussionistas do grupo.Na segunda parte, o GOM e os músicos percussionistas, executaram Play It Again, reunindo as experiências rítmicas do GOM, à partitura de sons percutidos realizadas sob coordenação de Fernando Rocha.

Play it again

Em Play It Again, o GOM dividiu o espaço com músicos percussionistas, homenageando um clássico da história do cinema, o filme ‘Casablanca’. Na cena, músicos e atores seguiram uma partitura de movimentos, textos, ritmos, gestos, deslocamentos e o vídeo, num jogo de repetições que justificasse o título escolhido: Play It Again. Cenicamente, recriou-se de forma lúdica, a conflituosa relação do famoso casal do filme, trazendo à tona, afetos e desafetos com as quais todos, um dia, nos deparamos.

Dressur

Em Dressur – uma obra do argentino Mauricio Kagel os três percussionistas do Grupo de Percussão da UFMG, executaram fielmente uma partitura de sons, ações diversas, gestos e deslocamentos, utilizando-se de instrumentos musicais e objetos sonoros não convencionais. “Dressur”, em alemão, significa algo como adestramento ou um ato realizado por animais treinados. Os músicos atuaram dentro da perspectiva de um teatro instrumental e as referências tanto sonoras quanto visuais faziam uma alusão ao universo circense, numa metáfora ao tema da dominação humana.

Fotos

VAC 06 - Vernao Arte Contemporãnea
©netun lima/DivulgaçãoVAC 06 - Vernao Arte Contemporãnea
©netun lima/DivulgaçãoVAC 06 - Vernao Arte Contempor‹nea
©netun lima/Divulga‹oVAC 06 - Vernao Arte Contemporãnea
©netun lima/DivulgaçãoVAC 06 - Vernao Arte Contemporãnea
©netun lima/DivulgaçãoVAC 06 - Vernao Arte Contemporãnea
©netun lima/Divulgação

Fotos: Netun Lima

Ficha técnica

Dressur

Coordenação
Fernando Rocha

Grupo de Percussão da UFMG
Integrantes
Breno Bragança
Felipe Kneipp
José Henrique Viana

Play It Again

Direção
Ione de Medeiros

Grupo Oficcina Multimédia
Atores
Escandar Alcici Curi
Fabrício Trindade
Henrique Mourão
Jonnatha Horta Fortes
Marco Vieira

Grupo de Percussão da UFMG
Percussionistas
Fernando Rocha
Breno Bragança
Felipe Kneipp
José Henrique Viana

Pesquisa de Imagens e Edição do Vídeo
Ione de Medeiros
Marco Vieira
Henrique Mourão